Archive for Sementes

Como semear o Tabaco

Esta é uma pergunta frequente e a minha resposta para a mesma é que, depende muito dos conhecimentos de cada pessoa e não só das sementes.
Digo isto pelo simples fato de que quando as sementes não são colhidas duma planta, as mesmas são espalhadas pelo vento e no ano seguinte germinam e crescem sem qualquer tipo de cuidado.

No entanto cabe aqui salientar que no nosso clima as mesmas devem de germinar no Inverno, Dezembro ou Janeiro, para assim termos tempo de secar o Tabaco colhido em Setembro até Outubro.
Transplante para o terreno ou pôr os vasos no exterior quando já não haja risco de geadas. Normalmente em Março.

Como semear?

Há várias formas, vou expor aqui as 2 mais conhecidas e que melhor resultados dão.

1ª opção – As raízes das plantas de Tabaco quando são pequenas são muito finas, assim sendo deverá comprar terras para plantas de exterior, tendo o cuidado de passar a mesma por um crivo com buracos bem pequenos.
Isto facilita mais tarde a que as raízes não se esforcem para crescer ao não encontrar obstáculos, como pequenos seixos, paus, etc.
Pode utilizar qualquer tipo de recipiente com furos no fundo e pondo algumas pedras nos buracos para a terra não tapar os mesmo e não se correr o risco de encharcar muito a mesma.recipiente_germinar
O recipiente escolhido não deve de ser demasiado baixo, pode ser um copo de plástico ou um vaso de plástico, pois mais tarde serão transplantadas para um vaso maior, ( isto porque vão nascer muitas e juntas )
Depois do recipiente preparado como acima descrito, dobre uma pequena folha de papel e ponha algumas sementespapel_dobrado_sementes e com muito jeito, deixar cair algumas sementes tentando que não fiquem demasiado juntas. Não cubra as sementes com terra!
Ponha o(s) recipiente(s) dentro de outro maior, de forma a que a água cubra metade do(s) recipiente(s) onde estão as sementes. Deixe ficar assim por algumas horas, sem medo do excesso de água.
Tape o(s) recipiente(s) com um plástico transparente, tipo filme de cozinha, isto vai fazer com que a terra tenha sempre uma certa humidade na parte superior.
Vá controlando que a terra nunca seque, caso veja que está a ficar seca, retire o plástico, utilize um pequeno pulverizador e pulverize a parte de cima até que a terra fica bem molhada. Volte a cobrir com o plástico. Mantenha o(s) recipiente(s) dentro de casa ou num lugar bem protegido e com uma temperatura não abaixo dos 25 – 30 graus em lugar com luz. Se for no parapeito duma janela melhor.tabaco_na_janela

2ª opção – Germinar as Sementes de Tabaco em papel.
Este processo talvez seja o mais rápido, pois as sementes estão em constante contato com a água e o calor.
Antes de passar ao processo em si, retire as sementes que desejar plantar para um recipiente de papel, um envelope, uma caixa de Tabaco, etc. e deixe assim no frigorífico por 2-3 dias.germinar_sementes_de_tabaco_em_papel sem ter qualquer contato com humidade.
Passado esse tempo, utilize de preferência um recipiente de plástico pequeno ( mantêm mais o calor ) pegue num papel de cozinha ( do tipo os que vêem em rolos ) dobre ao meio ponha no fundo do recipiente e adicione água até que o papel fique bem molhado. Abra uma das dobras e espelha cuidadosamente as sementes, tape as sementes com a dobra, deite água com cuidado para que as sementes não saiam do sitio.
Tombe um pouco o recipiente até retirar o excesso de água.
O recipiente com as sementes deve ficar num sitio com luz e quente, por exemplo na parte de cima do frigorífico, onde chega algum calor do motor do mesmo. Ou se preferir debaixo de uma lâmpada florescente, não demasiado perto do recipiente que contem as sementes.
Dependendo da idade das sementes assim o tempo de demora para germinar. Quanto mais velhas mais demora, mas isto não quer dizer de forma alguma que as sementes sejam más. As sementes de Tabaco se forem bem acondicionadas podem durar até 10 anos.
Depois de terem germinado, transplantar para pequenos recipientes até estar na altura de transplantar para o terreno ou para vasos grandes. Um bom recipiente são as latas de tinta de plástico ou metal, pois tem altura suficiente para a planta crescer, num terraço, varanda, etc.

Produção de sementes de Tabaco

Um dos aspectos mais desconhecidos da Planta do Tabaco é a produção de sementes. Muitas pessoas não sabem que o tabaco produz uma flor rosa e branco, que cresce em cachos na parte superior da planta. flor_do_tabaco_aberta
Na verdade, a maioria das flores são removidos antes que elas tenham tempo para se desenvolver , dependendo de que tipo de tabaco está sendo cultivado. Quando a flor é deixada, você vai obter um tabaco mais fino, a planta encontra-se na fase de reprodução e se afasta de sua fase vegetativa de crescimento.
Quando você remove a flor, a planta vai ficar mais espessa com uma melhor textura , com folhas que têm mais substância e óleos essenciais , devido a mais nutrientes que vão para as folhas em vez da flor.

Depois de uma vagem de sementes ser fertilizada , ela pode levar de cinco a vinte dias para amadurecer. sementes_colheitaA vagem de sementes vai ficar verde até que a flor desabrochou , torna-se fertilizada, e morre. Quando a flor murchar, ela vai cair e a vagem continuará a amadurecer até que as sementes estão maduras.

As sementes do tabaco são realmente um fenómeno único. Cada semente é relativa no tamanho de um pó de café. sementes_tabaco_madurasQuando a vagem está madura, uma única grama de sementes de tabaco pode ter até 11.000 sementes. É difícil imaginar que dentro de cada uma dessas vagens são milhares de sementes. Podem ser literalmente levadas pelo vento e podem produzir um milagre natural ao crescerem sem qualquer tipo de cuidado.

Metamorfose da Folha de Tabaco

Nesta edição, olhar para a cura de folhas de tabaco a partir do dia em que são colhidas fora da planta através do processo de cura em celeiros de tabaco.folha_tabaco_1 Esta é a primeira fase após as folhas serem colhidas. Depois que o tabaco é curado nos celeiros, ele será enviado para a fermentação.
folha_tabaco_2O processo de cura é basicamente pendurar as folhas em celeiros permitindo-lhes lentamente, secar ao longo de 25-45 dias, lentamente, transformando-os a partir de verde para castanho. Este é basicamente um guia para o que geralmente acontece com o tabaco após a colheita , durante o processo de cura.

POR QUE as folhas mudam de cor, e que é o ponto do processo?
Folhas de tabaco colhidas contem aproximadamente 85 % de água. O verde das folhas é a clorofila. O processo de cura inicia-se quando a folha começa a perder a clorofila. Os pigmentos amarelos são um indicador de que as mudanças químicas estão acontecendo na folha. Todo o amido da folha verde vai se transformar em açúcares ( frutose e outros açúcares simples). Portanto, o pigmento amarelo vai aparecer, e, eventualmente, o cheiro doce de tabaco parcialmente curado vai passar. O aroma vem devido às células de tabaco transformadas, que mais uma vez se transforma em álcoois e esfenóide. Tudo isso vai acontecer dentro da humidade existente, cerca de 75 % de humidade relativa, e a quantidade correta de calor, cerca de 78 graus. folha_tabaco_3A oxidação dos fenóis faz com que as folhas fiquem castanhas e um cheiro doce é deixado para trás

CURA EM CELEIROS:
Celeiros de cura são usados ​​para curar o tabaco após a colheita. Normalmente todos os celeiros de cura são definidos nas fazendas , nos arredores dos campos. Depois do processo de cura do tabaco, é em seguida, enviado para o armazém de fermentação para a compra, que separa o material de enchimento e aglutinante, e para iniciar o processo de fermentação. Celeiros de cura são diferentes em todo o mundo. Alguns têm apenas um teto, enquanto outros são fechados e consistem em um ambiente 100% controlado, onde a temperatura e humidade pode ser controlada com precisão. folha_tabaco_5

NOTA:
Por que não é chamado apenas de secagem? Cura simplesmente se refere ao processo de secagem lenta das folhas ao longo de um período de tempo. A secagem é um termo usado para folhas de candela. As folhas de candela são feitas por secagem das folhas com um alto calor ao longo de um curto período de tempo, que irá corrigir as cores verde na folha.

Classificação das Folhas de Tabaco

O ritmo de maturação das folhas varia com a sua posição.
Um modelo bastante aproximado do ritmo de colheita / maturação para plantas com 20-22 folhas úteis seria:

Folhas baixas (tipo P):

São folhas de aspeto liso, pequenas e arredondadas.
Normalmente em um numero de 2-3, têm tendência a secar o passar-se rapidamente da maturação e têm pouco peso.
Se estão inteiras, devem ser retiradas justo no momento em que aparecem ou não serem recolhidas de todo.

Folhas baixas de 2ª (tipo x)

São folhas de aspeto mais rugoso, com mais grãos, mais grandes e um pouco mais bicudas.
Normalmente em número de 3, estão maduras uma semana ou 10 dias depois de nascerem.

Folhas meio baixas (tipo C)

São folhas mais grandes, de aspeto arredondado e liso ou semi-rugoso dependendo do grau de maturação.
Normalmente em número de 6 a 7.
Alcançam a maturação aos 30-35 dia depois de nascerem.

Folhas altas (tipo B)

São folhas grandes e um pouco mais estreitas que as da posição anterior e o aspeto é mais rugoso e têm mais peso.
Normalmente em número de 8-9 e alcançam a maturação idónea aos 60-70 dias depois de aparecerem.

Folhas ponteiras (tipo T)

São folhas mais pequenas e estreitas que as do tipo B e são o resultado de nascerem um pouco mais altas do desejado.
Normalmente em número de 4-5 e atingem a maturação para serem colhidas aos 70-80 dias depois de aparecerem.

Galeria

Sitemap

Powered by Prime Strategy Co.,LTD.
Visit Us On Facebook